quarta-feira, 3 de novembro de 2010



Apologia Cristã

Apologética (do latim tardio apologetĭcus, através do grego ἀπολογητικός, por derivação de "apologia", do grego απολογία: "defesa verbal") é a disciplina teológica.

       Na Antiguidade até os tempos Modernos passamos por vários tipos de Assuntos Polêmicos e Heréticos.
Por exemplo: Deus Existe? Podemos estudar a pessoa de Deus? Podemos comprovar a Existência de Deus? Jesus foi 100% Homem e 100% Deus? A Bíblia É, Contém ou se Torna a Palavra de Deus?  O homem Foi criado por Deus? Ou ele Veio atravez da Evolução Humana?Dentre essas perguntas posso afirmar que, não são as perguntas ou os assuntos que são assustadores, mas sim, são os números de Cristãos que não tem nenhuma base para defender aquilo que eles crer. Pois bem voltemos-nos para o Século I, aonde existia um Grupo Gnosticismo Dualista,(do grego Γνωστικισμóς (gnostikismós); de Γνωσις (gnosis): 'conhecimento'). Dentro da cosmovisão dos gnosticismo "Jesus Homem" era mito para tal grupo Filosoficos-religiosos, ou seja, afirmavam que Jesus não poderia ser Homem. Isso por que eles tinham como pensamento e doutrina que: "A Matéria é Má!". Porém, segundo alguns estudiosos, a forma exata dessa heresia, é incerta. Geralmente é afirmado que tinha alguma afinidade com os pontos de vista mantidos por Cerinto, na Ásia Menor, no fim do primeiro século, ainda que não fosse inteiramente idêntico com aquilo que se sabe sobre seu ensino. De acordo com Cerinto, Jesus foi um homem bom, no qual o Cristo celestial viera habitar desde o tempo de seu batismo até pouco antes de sua crucificação.
       Isto é combatido em diversas passagens da epístola, que afirma que Jesus é o Cristo (5:6) o Filho de Deus (2:22, 5:1,5). O ensino de Cerinto baseava-se no dualismo gnóstico entre o espíritual e o material, que negava a possibilidade de Deus (Espírito) ter se tornado homem (Matéria). Outra versão desta heresia, o Docetismo (do grego dokeo, parecer) afirmava que a Encarnação foi aparente, não uma realidade concreta. A posição de Cerinto, que fica entre essas duas, afirma que a Encarnação foi temporária, ou seja, desde o batismo até o momento da crucificação.
       O método de João em expor os erros dos hereges e confrontá-los com a verdade. Cristo Jesus é a fonte da vida e nós podemos receber a vida eterna que Ele nos prometeu. E essa vida é oferecida a todos, indistintamente, não somente a um grupo de iniciados na doutrina gnóstica.

Não acaba por aqui. E os conceitos de Charles Draw? Charles Robert Darwin FRS (Shrewsbury, 12 de Fevereiro de 1809 - Downe, Kent, 19 de Abril de 1882) foi um naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural e sexual. Esta teoria se desenvolveu no que é agora considerado o paradigma central para explicação de diversos fenômenos na Biologia. Foi laureado com a medalha Wollaston concedida pela Sociedade Geológica de Londres, em 1859. Todavia o mesmo foi o inventor dessa Literatuta: "A origem das Espécies" nesta literatura ele descreve uma mentira em acerca da Evolução Humana (O homem através do macaco) e tal mentira esta presente nas escolas e faculdade. Até quando os Cristãos vão ficar calados?

       Rudolf Karl Bultmann - Wiefelstede, 20 de agosto de 1884 - Marburg, 30 de julho de 1976 - Foi Teólogo Alemão - Também conhecido nas instituições Teologicas como Teólogo Liberal ou Liberalista.

       Em 1912, começou a trabalhar como docente na área de Bíblia - Novo Testamento em Marburg; em 1916, tornou-se professor em Breslau; em 1920 foi para Giessen e, em 1921, transferiu-se para Marburg, onde viveu e trabalhou até o final de sua vida.

       Ocupou-se com muitos temas da teologia, filologia e arqueologia. Levantou questões importantes que dominaram a discussão teológica do século passado e são relevantes até hoje, como, por exemplo, o problema da demitologização. A signifcação de demitalizar é, a conhecida tentativa hermenêutica de analisar o significado real da linguagem mitológica usada na Bíblia, em especial no Novo Testamento.

       Bultmann argumenta que a humanidade contemporânea, que se acostumou com os avanços da ciência, não pode aceitar o conceito mitológico do mundo expresso nos escritos bíblicos. Assim, a tarefa da teologia é contextualizar os textos bíblicos para aproximar sua mensagem à cosmovisão moderna. Citando Bultmann: "... tudo isto é linguagem mitológica... Em se tratando de linguagem mitológica, ela é inverossímil para o ser humano hoje”

       Vale ressaltar que esse grande Teologo Liberal Rodolf Bultmann que tinha como fé e doutrina: A Biblia Contém a Palavra de Deus. Isso por que na Biblia existiam mitos, Lendas e outras coisas semelhantes. Já outros estudiosos acreditava que a Biblia Torna-se a palavra de Deus, só torna quando o individuo tem uma experiênvia com a mesma.   Já outros estudiosos tem como Fé, que a Biblia É a palavra de Deus. 

       Dentro desses assuntos Polêmicos e Heréticos, verdadeiramente temos uma verdadeira APOLOGIA CRISTÃ? Pois bem, em I Tm 3:15 - Fala: que somos Coluna e Baluarte da Verdade. Vamos permanencer Calados, ou vamos nos levantamos para combater tais assuntos errôneos. 





Recife, 03 de Novembro de 2010


Evandro José Ferreira Cavalcanti
Bacharelando em Teologia com Concentração em Missiologia
Seminário Teologico Pentecostal do Nordeste.





Nenhum comentário:

Postar um comentário