terça-feira, 9 de novembro de 2010

III Congresso de Missões - O DNA Missionário da Igreja.



Igreja Evangélica Água da Vida

          Em julho do ano de 1998, um pequeno grupo de cristãos se reunia pela primeira vez como Igreja Evangélica Água da Vida. Sob a liderança do Pr. Marcos, ele, Ana, Fernando, Maria, Dudé, Tony, Mana, Cristina, Luciene, Sérgio, Ingrid, Alzira, Rinaldo, Joaninha, Lito, Beatriz, Ziene, Cacilda, Kleginaldo, Bete, Katia e Cleiton deram início ao trabalho que Deus havia colocado em seus corações.
           Abençoados pelo crescimento que vem de Deus, hoje a Igreja Evangélica Água da Vida se reúne em seis congregações: duas em Recife – Campina do Barreto e Água Fria – , uma em Olinda – Bairro de Peixinhos –, uma em Aldeia, uma em Palmares e outra em Água Preta. Se Deus assim permitir, em 2009 também daremos início ao trabalho em Caruaru.
          A Água da Vida se reúne às demais congregações verdadeiramente cristãs no esforço de edificação e expansão do Reino de Deus, crendo em Jesus Cristo como a única esperança de redenção da humanidade, confiando no poder operante do Espírito Santo, e buscando a santificação e a transformação do caráter do cristão no próprio caráter de Cristo.
Você foi chamado para cooperar nesta obra! Mas o que tem feito? Seu coração já arde pelas vidas que Deus quer ganhar na sua família, na sua vizinhança, no seu bairro, na sua cidade, na sua nação?

          Relato Sobre a Obra Missionária

          No principio podemos ver Deus sempre trabalhando em relação a sua obra. Deus não para de trabalhar, tendo em vista que, é através dele que começa a obra missionária (Missio Dei - Missão de Deus). É maravilhoso ver e perceber Deus  levantando esses amados e queridos irmãos para serem cooperadores em sua obra (Igreja Evangelica Água da Vida), Aprouve a Deus pelo avanço e crescimento de sua obra, mas ao passar do tempo uma certa porcentagem de cristãos ficaram acomodados, estagnados, paralisados enfim vivendo uma vida totalmente egoísta sem a menor preocupação pelos perdidos. Há irmãos! Falo isso como tristeza no coração, pois a realidade de nossas praticidades são tão caóticas e medríocres. Por que somos tão complicados? Atrapalhados? Complexidos?  
   
          No ano de 2008, o Senhor da seara Levanta uma equipe composto por Homens e Mulheres (Secretária de Missões - Missão Água da Vida) dispostos a vivenciarem e resgatarem a identidade da igreja, que não fazia mas parte da realidade e da convivência da mesma. Daí então, Deus colocou uma visão em nossos corações: 1º Formar a Secretária de Missões; 2º Fazer vários congressos -  Pois cremos, de todos os congressos que Deus leva-nos a realizar, Ele se responsabilizará em despertar OS CRISTÃOS ADORMECIDOS! Quando Falamos Critãos adormecidos, referimos-nos a pastores e ovelhas que não está dentro da visão de Deus em relação a Missões. Pois bem, existem vários pastores pregando o qu não deveria pregar, por exemplo, pregando Triunfalismo. Segundo Martin Luther King disse que: Quem não tem uma razão para morrer, não tem uma razão para viver. Esse mundo triunfalista que a teologia da prosperidade prega não se encaixa com a teologia da missão, pois se assim fosse como podemos definir a vida e obra dos apóstolos ou dos pais da igreja primitiva, derrotados, pecadores, portadores de maldição hereditária, fracos na batalha espiritual? São questões que, se analisadas, poderiam devolver o avivamento à igreja atual. O desprendimento das recompensas desse mundo é uma busca contínua e verdadeira pelos propósitos do Reino de Deus. Nisso podemos encontrar o apoio das escrituras e verdadeiramente o apoio da obra de Cristo. Vejo muitos hoje se intitularem apóstolos, mas vejo pouca ou quase nenhuma compatibilidade desses títulos com a vida dos apóstolos no contexto bíblico. O equívoco dos pregadores da vida financeira abundante é não praticar os preceitos da vida de Cristo, manifesto na vida dos apóstolos: não confere, não testemunha, não traz continuidade. Algo fica evidente: ou o testemunho de Cristo é mentiroso, ou os apóstolos dos dias atuais criaram uma nova teologia e servem a um novo Deus, pois o Deus que se fez homem e habitou no meio de nós foi humilde, não se apegou aos valores desse mundo, demonstrou em morte de cruz a união Deus com o mundo. Será essa a pregação dos púlpitos atuais? Onde está a missão? Ir para o mundo ganhar o máximo de dinheiro, ser vitorioso, esmagar o diabo antes da hora bíblica, vencer o inferno todo e nadar na prosperidade, como se o mundo espiritual estivesse aos seus pés? Muitos pensam, ao ouvir essa mensagem, que a missão cristã é algo sem razão alguma. Levar a mensagem do Reino só tem sentido quando há uma recompensa. Eu pergunto: você conhece alguém que faz ou busca as coisas de Deus sem a intenção de recompensa? Ou melhor, enumere cinco pastores que você conhece que, ao invés de ganhar, pagam para pregar o evangelho. Você conhece ou já ouviu alguma história de um pastor de uma grande igreja, de uma catedral, que tem na sua proximidade uma pequena igreja muito simples, que não é da sua denominação, que tem um pastor que até passa dificuldades para pregar o evangelho, e lhe foi em socorro, de forma humilde, batendo-lhe na porta com alimentos e roupas, e que junto com aquele irmão chora e ora e compartilha a Graça de Deus, lhe deixando a verdadeira Paz do Senhor? A igreja nasce do envio trinitário, dessa missão de Deus na festa de Pentecostes. Ela vive a essência missionária de sua origem no seguimento de Jesus, anunciando o Reino e convocando a humanidade para o encontro com Deus. A missão vem de Deus e volta para Deus; 3º Influênciar cada Amados (as) com Projetos.


Os Congressos Realizados



          No mês de Dezembro de 2008 iniciamos, ou seja realizamos o 1ª congresso na Igreja Evangelica Água da Vida, pois, como já disse e repito nas minhas palavras que durante esses tempos (10 anos) que se passaram nunca houve congresso acerca de Missões. Então neste mês foi realizado o congresso para trazer à tona a Realidade que acontecem no mundo atual e temos a finalidade de ver a Igreja sendo despertada pelo Senhor da seara. Foi um benção ter o pastor Artur (STPN), a missionária Tatyanne (Miss. da España) e ter conosco o pastor Marcelo (IEAV - Palmares), foi apartir daqui que Senhor vem nos DESPERTANDO OS NOSSOS CORAÇÕES! Também Mobilizando o seu povo para participar desta imensa Obra. "Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara" Mt 9:37-38. Louvado seja o nome do Senhor. Por esta abrindo nossa visão. Visão de águia! Nos levando a enxegar amplamente (Missão). Sabe-se irmãos que Deus pulsa por Missão. Almas! Almas! Almas! Então em 1º Lugar Deus Nos desperta, em seguida mostra que a missão começa por ele, logo Jesus o filho do Deus vivo resolve descer para cumprir a sua missão. "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus" Jo 1:1 (εν αρχη ην ο λογος και ο λογος ην προς τον θεον και θεος ην ο λογος) Verbo no latim é Verbum que tem como significado Palavra, verbo no grego é Logos (λόγος) o seu significado também é Palavra, porém Cristo sendo o próprio Deus Veio em prol dos perdidos. "Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido" (Lc 19:10.
     
          Em Ísaias 61:1-2 fala que: "O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes". Hermenêuticamente falando existem várias ferramentas dentro dessas tem: Fenomenologia e Numerologia. Numerologicamente essa passagem refere-se a pessoa do Isaias, mas femonenologicamente explande para pessoa de Cristo onde podemos ver em Lucas 4;18-19.
Enfim Cristo foi um greande exemplo, deixa a sua glória e veio fazer missões. Deus foi e sempre será um Missionário. Foi por que, enviou Cristo. O Messias foi por que veio buscar e salvar os perdidos. E o Espirito Santo é um Missionário por que convence o Homem do pecado, juízo e da justiça. E os apostolos? Deu continuidade na obra de Cristo, através do Espirito de Deus. E os hérois da Fé? Nem se fala, entregaram-se por completo na obra missiologica.  ( James Hudson Taylor - Nascido em 1832, na Inglaterra, de família metodista, recebeu grande influência espiritual de seus pais e avós, bem como de seus irmãos William e Amélia. Aos cinco anos, ele disse ao seu pai: “Quando eu crescer serei um missionário na China”.
          Aos dezessete anos, ao ler um folheto escrito pelo seu pai acerca da obra de Cristo, Hudson entregou sua vida a Jesus. Neste mesmo ano sentiu a chamada do Senhor para trabalhar como missionário na China. Ao dizer sim à chamada, começou a se preparar em todos os aspectos de sua vida, a fim de atingir o objetivo de evangelizar a China. Hudson também soube da grande necessidade de médicos na China, e assim começou a estudar medicina, a fim de estar preparado para o campo em que iria trabalhar. Além disso, estudou Teologia, Latim e Grego.

          Em 19 de setembro de 1853, aos 21 anos, Hudson Taylor partiu para a China a bordo do navio de carga. Após seis longos meses de viagem ele chega finalmente em Xangai. Todos os missionários estavam nas cidades da costa, e envolvidos mais com o comércio e a política externa, do que verdadeiramente com a evangelização. Hudson decidiu que haveria de trabalhar no interior da China, onde o evangelho não tinha sido levado. Ele começou distribuindo literatura e porções bíblicas nas vilas ao redor de Xangai. Ao estar no meio do povo, notou como as pessoas o olhavam diferente por causa de sua roupa ocidental. Sendo assim, ele decidiu adotar os costumes da terra, vestindo-se como um chinês, deixando seu cabelo crescer e fazendo uma trança, como os outros chineses. Este ato conquistou o respeito de muitos chineses, porém, para os missionários ocidentais, uma falta de senso.

          Em 1856, Hudson começou a trabalhar na cidade proeminente de Ningpo. Ali, se casou em janeiro de 1858 com a senhorita Maria J. Dyer, filha de missionários, porém orfã, que trabalhava numa escola para meninas. Um ano depois, Hudson assumiu a direção da Missão Hospitalar de Londres em Ningpo.

          Depois de estar sete anos na China, Hudson regressou à Inglaterra por motivos de saúde, não imaginava que ficaria seis anos longe. Apesar da distância, o seu coração estava ligado à China. Juntamente com o Sr. F. Gough, Hudson fez a revisão do Novo Testamento para o chinês e escreveu vários artigos sobre as missões na China. Taylor viu a necessidade de ter uma missão que suportasse e direcionasse novos missionários no interior da China. Para este fim, cria a “Missão para o Interior da China”. Enviou cinco obreiros para a China, e em 1864, Hudson pediu a Deus 24 missionários, dois para cada província já evangelizada no interior e dois para a Mongólia. Deus assim cumpriu o seu desejo, e em 26 de maio de 1866, Hudson e Maria, seus quatro filhos e os 24 missionários estavam embarcando em direção à China.

          Em um período de três anos, Hudson sofreu a perda de sua filha mais velha Gracie, seu filho Samuel, seu filho recém-nascido, e em julho de 1870, sua esposa também, que morreu de cólera. Mesmo passando por este vale de sombras, Hudson Taylor não desistiu de sua chamada para a grande China. Em 1871, quando voltava à Inglaterra, Taylor teve a oportunidade de viajar com uma grande amiga e missionária na China, Jennie Faulding, com a qual se casou em 1872 na Inglaterra. Hudson esteve por alguns meses acometido de uma enfermidade na coluna, a qual o paralisou, porém, ainda na cama, ele conseguiu enviar dezoito novos missionários para a China.

          Milagrosamente, depois de muitas orações, Deus o curou e ele voltou a caminhar, já com a saúde totalmente restaurada. Em 1882, Hudson orou ao Senhor por 70 missionários, e fielmente Deus proveu os missionários e o suporte para cada um deles. Em 1886, Hudson toma outro passo de fé, e pede ao Senhor 100 missionários. Milagrosamente, 600 candidatos se escreveram vindos da Inglaterra, da Escócia e da Irlanda, se prontificando para o trabalho. Em novembro de 1887, Hudson anuncia alegremente a partida dos cem missionários para a China. O trabalho da Missão se espalhou por todo o interior do país, segundo o desejo de Hudson Taylor.

          Em outubro de 1888, depois de haver visitado os Estados Unidos e Canadá, Hudson parte mais uma vez em direção à China, acompanhado de sua esposa e mais 14 missionários. Em abril de 1905, com 73 anos, Hudson Taylor faz a sua última viagem à China. Ao chegar em Xangai, ele visita o cemitério de Yangchow, onde sua esposa Maria e quatro de seus filhos foram sepultados. Após haver percorrido todos as missões estabelecidas pela sua pessoa, Hudson Taylor, deitou-se numa tarde de 1905 para descansar, e deste sono acordou nas mansões celestiais.
          
          Dwight L. Moody - Depois do começo da Guerra Civil, se uniu à Comissão Cristã Americana (YMCA – A ACM do Brasil). Em Chicago, Moody trabalhou para começar uma escola dominical para crianças nas zonas mais pobres da cidade. Logo teve mais de 1000 crianças além de seus pais freqüentando semanalmente. Em 1862, o presidente americano Abraham Lincoln visitou a escola. A congregação cada vez maior necessitava de um lugar permanente, assim Moody começou uma igreja em Chicago, a Illinois Street Church. Quando a igreja se queimou no Grande Incêndio de Chicago, foi reconstruída após três meses em uma localidade próxima, sob o nome de Chicago Avenue Church.
Em uma viagem à Inglaterra, Moody se fez mais conhecido como evangelista, a ponto de haver sido chamado de maior evangelista do século XIX. Sua pregação teve um impacto tão grande como as de George Whitefield e John Wesley dentro da Grã-Bretanha, Escócia e Irlanda. Foi contemporâneo do pregador Charles Haddon Spurgeon, chegando a pregar, nessa ocasião de sua viagem, no Tabernáculo Metropolitano de Londres, em 1873. Em varias ocasiões encheu estádios com capacidade entre 2 mil e 4 mil pessoas. Em uma reunião no Botanic Gardens Palace se juntaram entre 15.000 e 30.000 seguidores. Este séqüito continuou em 1874 e 1875, com as multidões em todas as reuniões. Quando voltou aos Estados Unidos, as multidões de 12.000 a 20.000 eram tão comuns como na Inglaterra. Suas reuniões evangélicas se celebraram de Boston a Nova York, passando por Nova Inglaterra e outros povos da costa oeste, como Vancouver e San Diego. Entre 1884 e 1891, Moody mostrou-se ativo em campanhas evangelísticas nos EUA e no Canadá. Estabeleceu o Instituto Bíblico de Chicago que mais tarde mudou de nome para Instituto Bíblico Moody que tem servido de grande força aos evangélicos e tem preparado pregadores, missionários e líderes que têm trabalhado em todos os continentes do mundo. Sua pregação era caracterizada por aqueles que o ouviam, como direta, sincera, franca, sem enfeites, não-gramatical, sempre simples mas enormemente sincera e convincente. Moody era homem simples e honesto no tocante ao dinheiro, como em tudo o mais. Não aceitava lucros e todos os proventos das vendas do hinário de sua autoria e de Ira D. Sankey eram administrados por uma junta de encarregados, e eram destinados ao sustento das escolas de Northfield. Aproximando sua morte, ele era relativamente pobre. Ele declarou: "minha esposa e meus filhos simplesmente terão que confiar no mesmo Deus em que tenho confiado".
Deu seu último sermão em 16 de novembro de 1899. R.A. Torrey foi o sucessor de Moody como presidente do Moody Bible Institute. Dez anos depois de sua morte, a Chicago Avenue Church foi renomeada como Igreja Moody em sua homenagem.

         David Brainerd - (20 de abril de 17189 de outubro de 1747), foi um missionário norte-americano ligado a Igreja Congregacional e tinha tendência presbiterianas. Catequizou sua igreja formada pelos índios que evangelizou o Catecismo de Westminster,um dos grandes documentos da Fé Reformada (Calvinismo) escrito pelos puritanos. Seu diário editado logos após sua morte por Jonathan Edwards influenciou Willian Carey,John Wesley,entre tantos outros homens e mulheres de Deus que se deleitam em Deus e que ao ler o seu diário encontram o frescor suave da presença de Deus em tudo aquilo que Brainerd viveu com os indios.


         A pergunta é Vamos dar continuidade a obra Missionário ou vamos viver a mesma vida que estamos vivendo? Vamos compreender o DNA Missionário da Igreja ou não vamos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário